sexta-feira, fevereiro 02, 2018

Os putos sabem lá o que querem da vida!

Tenho imensa inveja das pessoas que dizem:
- "ai eu já desde pequenino que sabia que queria ser médico", "eu sempre sonhei em ser professora", "como gosto muito de ajudar os outros, pelo que desde cedo soube que só podia ser assistente social", "enfermeira", "polícia",  "jornalista", etc.

Por esta altura tenho a Smartieteen no 11º ano e o Timteen no 12º ano.
Nesta fase do campeonato, já ambos escolheram (obrigados) a área que querem seguir, mas nenhum dos dois faz a mínima ideia do que quer ser quando for crescido. Conheço bem essa angústia, pois passei pelo mesmo. Eu nunca quis ser nada em particular.. Tirei um curso que até gostava, mas sem saber muito bem o que fazer com ele.

Os putos sabem lá o que querem da vida. Neste momento, ainda lhes exigem que peçam licença para tudo e mais alguma coisa, incluindo para ir à casa-de-banho, mas para o ano já é suposto eles saberem o que querem ser para o resto da vida? Como podemos esperar que decidam as suas carreiras de hoje para amanhã? Eu estou nos quarentas e continuo a não ter certeza das minhas escolhas profissionais...

É por isto que sou apologista que tirem um ano sabático. Que parem depois de 12 duros anos de escola para reflectir e ponderar as suas escolhas. Que saiam da sua zona de conforto e partam à descoberta de novas experiências. Que viajem enquanto voluntários ou para trabalhar fora do país. Que pratiquem novas línguas e conheçam novas culturas para no fundo se conheçam melhor a si próprios.

Se eles vão querer aproveitar esta oportunidade ou não, é com eles.
Mas fica a dica: http://anosabatico.pt








Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma