sexta-feira, outubro 13, 2017

Do assédio em Hollywood e por esse mundo fora

Hollywood anda em alvoroço com o escândalo das alegações de assédio sexual contra o produtor cinematográfico Harvey Weinstein.

Várias são as actrizes que têm vindo a denunciar os abusos, as insinuações, os assédios cometidos ao longo de cerca de 3 décadas.

Jane Fonda salienta nesta entrevista o quanto isto é, e sempre foi, terrivelmente comum e habitual para todas as mulheres, no seu dia-a-dia, no seu local de trabalho, no ginásio, num restaurante só porque está a almoçar sozinha, na rua enquanto atravessa a passadeira, nos Estados unidos da América, em Portugal e em qualquer parte do mundo.

Sempre foi. Uma mulher não tem, em pleno século XXI, o direito de andar na rua sem ser importunada.




Mas não quero cair em exageros.  Não estou a falar de um mero piropo. Esse eu até dou de barato. Esse por vezes até tem a sua graça. Não é disso que se trata.

Estou a falar de expressões ordinárias, badalhocas e rudes.

Estou a falar de uma pessoa, muitas vezes numa situação profissional superior, que enche o seu ego e a sua masculinidade com insinuações ridículas e despropositadas, que oferece contrapartidas para o sucesso dos seus avanços, e que chantageia quando não correspondidos.

Estou a falar de homens que acreditam lá bem no fundo das suas entranhas que toda a mulher é carne para canhão.

Estou a falar desse direito que os homens acham que têm de se insinuar, de meter a mão, de se mostrarem muito machos, de fazerem de uma mulher um objecto que existe apenas para seu gáudio e desejo.


Nem todos os homens são predadores, nem todos os homens merecem este rótulo. Também existem homens que conseguem perceber o quanto isto é errado e que denunciam estes actos, como Ben Affleck e George Clooney fizeram em relação a Weinstein.

Perante a denúncia de mulheres e homens, pode ser que estes descompensados comecem a ganhar vergonha e deixem o fazer. É esta a esperança de Jane Fonda, a minha e a de qualquer uma de nós, creio eu.

Há que ter a coragem de denunciar!

#limonadadavida


Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma