terça-feira, maio 31, 2016

Je suis Boateng!


Esta manhã acordei com a notícia de que a campanha dos chocolates Kinder, com fotos dos jogadores da selecção alemã quando eram crianças,  foi mal recebida e gozada nas redes sociais pelo movimento anti-islão e anti imigração, Pegida (movimento com ligações ao partido de extrema-direita alemão) pelo facto de colocar fotos de crianças negras em vez dos rapazinhos louros (como Hitler tanto gostava) nas caixas de chocolates.

Um dos jogadores retratados nas novas caixas Kinder, agora criticadas, é o defesa Boateng, filho de pai ganês e mãe alemã, nascido em Berlim e muito provavelmente o capitão da selecção alemã.





Nunca gostei de extremos, mas mais do que não gostar, estas tendências da extrema-direita europeia e de movimentos anti-outros-que-não-nós assustam-me! Na verdade, apavoram-me! Não é esta a minha Europa! 

Estudámos o passado tão recente da 2ª Guerra Mundial e os efeitos devastadores dos ideais nacionalistas, chocámo-nos com os relatos dos sobreviventes dos campos de concentração, ainda hoje choramos as mortes injustas desse período. 

Como é possível o ressurgimento destes ideais racistas e xenófobos? Como é possível o avanço destes movimentos e o aumento de apoiantes aos mesmos?

Como é possível que esta Europa não tenha aprendido nada e que esteja a repetir os mesmos erros de uma história que nos é ainda tão próxima?

Não me conformo! E por isso manifesto o meu apoio e a minha solidariedade para com todos os Boatengs deste mundo.
‪#‎jesuiskinder‬
‪#‎jesuisboateng‬



Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma