quarta-feira, março 16, 2016

Boteco das Tertúlias #7 - Natureza e alterações climáticas

No passado dia 29 de fevereiro,  na cerimónica dos óscares, Leonardo diCaprio deu o mote para o tema no Boteco deste mês- Natureza e alterações climáticas.

Mais uma vez o actor demonstrou que não é apenas mais uma carinha laroca de Hollywood, e preencheu grande parte do seu momento de glória com o apelo às causas humanitárias e ambientais.

Mais importante que o discurso dos óscares, é seu enorme contributo e luta persistente. Não, o discurso não foi só show-off. Para além de ter narrado e coproduzido o documentário "the 11th hour", o actor tem por hábito doar quantias consideráveis a variadas associações ambientalistas. A própria Leonardo diCaprio Foundation tem trabalhado arduamente pela defesa das causas ambientais como a preservação forestal e dos oceanos ou apostando nas energias renováveis.

Basta perder uns curtos minutos na sua página de facebook para verificar que a maior parte das suas publicações se referem exactamente a este tema.

Uma das publicações mais recentes de DiCaprio no seu facebook é relativa ao assassinato da activista hondurenha, Berta Cáceres. A defensora dos direitos humanos e do ambiente, premiada em 2015 com a mais alta distinção na área da protecção ambiental, o prémio Goldman Environmental, foi morta recentemente dentro da sua própria casa. A mais recente luta de Berta era contra o projecto eléctrico de Agua Zarca, e talvez por se tratar na pedra no sapato de alguns, o pior aconteceu.

Parece coisa de filmes, verdade? Mas infelizmente não é. Enquanto os poderes político e económico falarem mais alto do que as vozes de quem defende a qualidade do nosso meio ambiente e o bem-estar das gerações futuras, algo de muito errado se passa neste mundo.

E todos temos um papel nesta história.

Como ajudar? 
Por vezes coisas tão simples como reciclarmos o lixo ou controlamos o desperdício de água nas nossas próprias casas, é já um enorme contributo. Mas é preciso mais.

1- O primeiro passo terá que ver com a nossa consciencialização de que o planeta precisa efectivamente da nossa ajuda.
2- Estar a par de associações e iniciativas que apoiam e contribuem para a causa ambiental, seguindo páginas que cujo tema é o ambiente como a Verde Movimento ou a Greenpeace Portugal.
3- Participar nessas iniciativas, e dentro do que nos for possível contribuir para essas causas.
4- Depois há que passar essa consciencialização para os nossos filhos, amigos e familiares.

Pequenos gestos fazem diferenças à escala mundial! Por isso, sugiro que participem na próxima Hora do Planeta, no dia 19 de Março pelas 21.30 no Parque Eduardo VII, com as presenças de Sara Tavares e Carminho.





Só a título de curiosidade, eis uma lista de algumas celebridades que têm uma voz e uma atitude pelo ambiente e pelo nosso planeta.

Para lerem os restantes textos desta Tertúlia vão aqui, aqui e aqui.


1 comentário:

  1. Acho tão importante estas pessoas "darem a cara" e o Leonardo DiCaprio tornou-se um homem de valor. Quem o viu aparecer, ainda um miudinho, e quem o vê. ;) Beijinho

    ResponderEliminar

Diz o que te vai na alma