segunda-feira, novembro 24, 2014

Vamos lá chamar os nomes às coisas!

Beleza (s.f), segundo o dicionário Priberam, define-se como "uma perfeição agradável à vista e que cativa o espírito; pessoa formosa".

Por muito que achemos que um concurso de beleza é fútil, porque se dá maior relevância aos atributos físicos do que aos dotes intelectuais, a verdade é que se trata de um concurso de beleza.

Sim, é suposto uma Miss Mundo ter o mínimo de conhecimentos de cultura geral, mas neste tipo de eventos o que se quer é que seja gira à brava! Um espanto de mulher! Daquelas com as medidas todas no sítio, que parecem pintadas pela mão de Miguel Ângelo, e que nos faça pensar "custava muito aos meus paizinhos terem-me feito assim tão gira e boa, custava?" ou que nos dê vontade de lhe chamar nomes feios tipo "nojenta de boa".

Aquilo não é um concurso de QI, de leitura, de avaliação de conhecimentos, é um con-cur-so-de-be-le-za.

Neste Miss Mundo Muçulmano 2014, título conquistado pela tunisina Fatma Ben Guefrache, avalia-se a beleza e a "capacidade para recitar os versos do Alcorão"! Ora, lamento, mas isto não é um concurso de beleza.

Deviam chamar-lhe "Miss relativamente gira de cara, porque o resto do corpo não dá para ver, e com capacidade para decorar versos do Alcorão", e deixavam participar qualquer miúda (muçulmana ou não) que soubesse algumas partes do Alcorão de cor, permitindo que o relógio em ouro (um dos prémios do concurso) estivesse ao alcance de quem reunisse esses atributos independentemente das suas crenças. Isso é que era uma estalada sem mãos que o Islão dava ao resto do mundo, demonstrando uma enorme tolerância para com as outras religiões.

Um pouco à semelhança do que acontece com o recrutamento para a causa jihadista: desde que mudes o nome de Fábio, Sandro, Celso ou Manel para qualquer coisa como Abdu, e que estejas disposto a decapitar ocidentais, tás recrutado! 

Notícia do DN aqui.






1 comentário:

  1. De facto, um concurso de beleza devia basear-se nisso mesmo... Mas também nunca percebi aquela coisa da Miss Universo, será que também participam candidatas de outros planetas?...

    ResponderEliminar

Diz o que te vai na alma