quarta-feira, junho 14, 2017

Tipos de clientes reclamantes: dos construtivos aos oportunistas

Para quem não sabe, sou responsável pelo Customer Service de um hotel e confesso que tenho dias em que o meu trabalho é um verdadeiro desafio: uma montanha russa, uma roda gigante e uma tarde de circo, tudo ao mesmo tempo!

Existem reclamações que até fazem sentido. As críticas e sugestões são bem-vindas e ajudam-nos a melhorar a qualidade dos nossos serviços. São aquilo a que eu chamo os clientes construtivos.

Depois há aquele tipo de clientes que simplesmente não consegues agradar, nem que sejas tu a dar-lhes banho em água de rosas ou a limpar-lhes o rabinho com folhas de aloé vera. São os eternos insatisfeitos.

E depois há os idiotas. Os idiotas são aqueles que têm ideias fantásticas para apresentar uma reclamação. São de uma criatividade invejável. Senão vejamos os comentários:

- "a Noite Temática Portuguesa não tinha músicas em inglês". A noite portuguesa escandalosamente não tem músicas em inglês, que falha enorme.

- Casal de ingleses em regime de Tudo Incluído. Clientes jantam no hotel na primeira noite.
Na segunda noite decidem passear pelas ruas e jantar num restaurante local. Comem e bebem tudo o que lhes apetece e no fim apresentam ao restaurante a pulseira do Tudo Incluído. Reclamaram porque afinal não estava Tudo Incluído! Que interessa que o restaurante da rua não pertença ao hotel? Temos ou não temos Tudo Incluído?

- "Quando estava a jogar a espreguiçadeira para dentro da piscina, cortei-me no dedo anelar da mão esquerda". É exactamente para isso que as espreguiçadeiras servem, para ser mandadas para dentro da piscina. 

- "Sinto-me insulltado e humilhado pelo staff do hotel, pois eu não estava bêbado. Eu fui dormir para o sofá da recepção porque sou sonâmbulo." Já lhe ouvi chamar muita coisa, agora sonambulismo...

Hã?!  Digam lá se eu não tenho um dia-a-dia animado! Digam-me lá se eu não tenho a melhor profissão do mundo!


E por último temos os oportunistas, aqueles que reclamam e depois, entre um piscar de olhos matreiro, nos sugerem que com a oferta de um jantar ou uma massagem no SPA, a coisa fica resolvida. O cúmulo desses oportunistas é a apresentação de reclamações falsas, mas isto é matéria para um post inteirinho. Em breve...




‪#‎senhordaimepaciencia‬
‪#‎customerservice‬


Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma