quarta-feira, julho 13, 2016

Quinze crianças tiram férias da Guerra

Desde que estou com as equipas de rua da Comunidade Vida e Paz, tenho assistido de perto às realidades dos sem-abrigo das ruas de Lisboa.

São realidades, no plural, pois cada um tem a sua história, o seu motivo para se encontrar a dormir na rua. A maior parte deles não gosta de falar nisso, e nós também não perguntamos o porquê, só nos interessa saber se querem uma oportunidade para sair dali, pois a Comunidade Vida e Paz pode ajudá-los nessa aventura.

São situações lamentáveis e que preferíamos que não existissem, mas foi esta proximidade que me permitiu perceber, mais do que nunca, que saber dar é um dom. SABER DAR não é para todos. DAR implica estar disponível, implica saber que o retorno está literalmente no bem que fazemos e na satisfação intrínseca que isso nos proporcina. DAR não implica receber algo em troca, até porque eles não têm nada para nos dar. Nada de bens materiais, entenda-se, pois eles dão-nos sorrisos, pedem-nos abraços, agradecem-nos o que estamos a fazer por eles e dizem-nos coisas como:
- tu és a minha flor,
- desejo que encontres um homem bom, tu mereces, pois fazes isto de coração.
 e isto, só isto, enche-nos a alma e a estima de uma forma indescritível.

Hoje li esta notícia no Expresso:
Quinze-criancas-tiram-ferias-da-guerra


A primeira coisa que me passou pela cabeça foi uma enorme vontade de participar neste projecto.
E depois veio-me o agradecimento ao Colégio São João de Brito e às famílias pela experiência incrível que estão a proporcionar a estes miúdos.
Um grande bem-haja a todos os que tornaram esta alegria possível.

Pode ser que um dia a minha família tenha a oportunidade e condições para o fazer.
Eu gostava, gostava muito!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma