segunda-feira, maio 04, 2015

Já vos falei no KIVA?



Conheci esta organização através de uma entrevista da Oprah Winfrey ao ex-presidente Bill Clinton, na qual ele falava do sucesso desta excelente iniciativa e explicava como tudo funcionava.

KIVA é uma organização que permite, via internet e através de micro-empréstimos, ajudar pequenos negócios ou iniciativas particulares nos países de Terceiro Mundo.

Trata-se de um incentivo à criação/manutenção de um pequeno negócio, através do qual o nosso "financiado" se auto sustenta, a si e à sua família.

Não se trata de dar dinheiro, mas sim de fazer um empréstimo da quantia que entendermos, a partir de 25 dólares. O empréstimo é feito por um prazo específico, ao fim do qual a quantia emprestada nos é devolvida, não se tratando por isso de caridade.

A escolha do projecto que queremos apoiar é nossa. Podemos pesquisar por actividade económica, por país, por género, pela quantia, etc. Percorremos a lista dos projectos "à procura de financiamento" e depois é só seleccionar a quantia que estamos disponíveis para emprestar. Depois de o projecto estar financiado na íntegra é que os prazos começam a contar. Durante todo o processo, vamos recebendo informação sobre o projecto, sendo possível consultar online as quantias já devolvidas e como o negócio do nosso "financiado" está a correr.

No final, é-nos devolvida a quantia emprestada, e nem mais um tostão. Não há outro retorno/lucro que não seja o de saber que ajudámos alguém a sobreviver e a ganhar o seu próprio sustento. Depois é só decidir se queremos reaver o nosso dinheiro, ou emprestá-lo novamente. É isto que tenho feito "reemprestar."

Estou neste projecto desde 2007, e dos 22 projectos que financei (em 18 países) apenas um não me devolveu a quantia emprestada. Todos os outros foram bem sucedidos, pelo que valeu bem a pena o "investimento".

Desafio-vos a experimentar. É uma experiência viciante, e à distância de um click.
Registo em : http://www.kiva.org/

4 Steps to Kiva lending:
1-Choose a borrower
2-Make a loan
3-Get repaid
4- Repeat! Over and over again

Vídeo:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Diz o que te vai na alma